quinta-feira, 11 de dezembro de 2008

SESC Pompéia, o início de tudo.



Bem, começamos nosso passeio pela unidade do SESC Pompéia. O lugar abrirgava uma fábrica antiga, a fábrica de tambores, uma bela construção que estava desamparada, um espaço usado nos fins de semana por famílias e crianças, observação que fez a arquiteta Lina Bo Bardi, responsável pela concepção do SESC. A unidade é bem distribuida em zonas.
A primeira eu definiria por intelectual, abrangendo biblioteca, teatro e área de exposição, uma área bem grande e bem silenciosa na manhã em que visitamos. Em frente encontra-se o restaurante-choperia, uma área também grande, o que é necessário para comportar os muitos usuários. Em baixo funciona o galpão com as oficinas educacionais. Um grande galpão onde é feito divisórias de concreto para delimitar o espaço. Há uma idéia de inovação na ausência de salas como blocos fechados, o que nos dá um ar de liberdade, de deixar a imaginação flutuar livre, algo necessário em locais artísticos e culturais - quem dera fose assim nosso bloco I. Mais à frente uma área aberta com um espaço para se tomar um sol de verão e que leva até a parte esportiva, aparentemente a mais usada no dia-a-dia. Dentro de um bloco estão piscinas e quadras poliesportivas. Estas causaram uma estranha sensação, talvez por eu ter conhecido apenas quadras maiores, já que as regras se alteraram ao longo do tempo modificando o tamanho delas, talvez por não parar de pensar na altura em que elas se encontram depois de atravessar aquelas passarelas que causaram um desconforto pessoal, ou simplesmente por me imaginar ali como um usuário e ver o Diego isolando a bola por um daqueles rasgos na parede e acabando com o racha - mesmo com a tela, ele conseguiria, o cara é um bom "esfria-racha". Daqui já foi um "bora voltar pro chão", um almoço de primeira pelo preço e, próxima visita, aí vamos nós.









2 comentários:

  1. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  2. Fico feliz de ver seu blog
    digno de quem observa
    Edinei vc foi a revelação da viagem.
    Conhecemos sua beleza e seus limites
    Falto a foto mas bela de todas.
    Seu corpo nú no banho.
    o Sinal.
    Abraço
    Danilo seu fã

    ResponderExcluir