sexta-feira, 12 de dezembro de 2008

Fau na Usp!

Seguimos viagem até a Fau-Usp. A primeira impressão causada pelo prédio foi de grandiosidade - uma escola de arquitetura desse tamanho! Me lembrou bastante também o nosso fórum Abelardo Penna, ou o Terminal Rodoviário Castelo Branco, talvez por ser uma construção da mesma época, mesmos métodos construtivos, enfim. Ao entrar, nos deparamos com um grande espaço aberto abaixo e umas rampas que dão acessos aos andares. Lembro de alguém comentar "uma criança aqui, já era". Mas o que uma criança ia fazer aqui? Isso não é lugar pra ela! Percebi que aqui em baixo é menos iluminado do que lá em cima. Os últimos andares causaram uma sensação melhor em relação a isso. Mais cara de escola e menos cara de "terminal". Uma sala de estudos em grupo fantástica, onde haviam desde tiozinho engravatado à bicho-grilos convivendo em harmonia, "isso sim é escola de arquitetura". Observando as estruturas, já estão em manutenção por causa do desgaste causado pelo tempo, além da formação de estalactites em quase toda a cobertura. A escola para a época foi uma grande inovação, um grande marco, mas vendo com os olhos atuais, não dá pra deixar de sentir falta do paisagismo, da integração com alguma área verde. Apesar de ser um prédio aberto e ventilado, estando dentro a sensação é de estar em um cubo de concreto. Daí partimos para o laboratório de testes deles. Muito interessante. Coisas que discutimos aqui na Ufu e depois procuramos imagens no google, eles constróem em alguma disciplina! Bancos, formas, paredes distorcidas, de tijolos ou concreto, tetos de garrafas e até madeira-laminada-colada - tô sendo irônico no último. Depois disso, bora, que tá ficando bom!










Nenhum comentário:

Postar um comentário